sábado, 19 de setembro de 2009

Fatos_historicos - 1871 – 1880

1871 - 1880
Unificação da Alemanha (18 de janeiro). Os alemães são vitoriosos na Guerra Franco-Prussiana (1870-1871). O rei Guilherme II, da Prússia, é proclamado Imperador da Alemanha na Sala dos Espelhos do Palácio de Versalhes.
Instalação da Comuna de Paris (26 de março). Primeiro ensaio de um regime socialista. A experiência dura 72 dias.
Lei do Ventre Livre (28 de setembro). Preparada pelo Gabinete do Visconde do Rio Branco e pelo Gabinete Moderador, determina a liberdade para os filhos de escravas nascidos após esta data.
Beneditinos alforriam seus escravos (29 de setembro). É a primeira ordem religiosa a fazê-lo.
Primeira viagem internacional de D. Pedro II. O imperador realiza a sua primeira grande viagem internacional à Europa, Palestina e Egito. Prefere viajar em caráter particular, como D. Pedro de Alcântara. Na sua ausência, a Regência do Império é assumida pela Princesa Isabel.
Alemanha unificada. O processo de unificação alemã é concluído com a fundação do Império Alemão, sob Guilherme I.
Balança comercial. Exportações de 168.000 contos de réis e importações de 162.400 contos de réis. Saldo positivo de 5.600 contos de réis.
1872
Primeiro censo do Brasil (1 de agosto). Informa que o Brasil tem um total de 8.930.478 habitantes, dos quais 1.510.806 são escravos. Nesta época a cidade de São Paulo tem pouco mais de trinta mil habitantes.
Jornais republicanos. Começa a circular em Pernambuco o jornal República Federativa que, em um de seus números contribui para resgatar a figura de Tiradentes, que se tornará um herói republicano. Na Bahia, também, circula o jornal republicano “O Horizonte”.
Fundação do Partido Republicano no Brasil.
Início da Questão Religiosa. A Bula Syllabulus (1827) proíbe maçons de freqüentarem a Igreja. D. Pedro não dá o beneplácito a essa medida e prevê punição para os religiosos que a aplicarem. Pio IX, a partir do final da década de 1840, aplica uma política de afirmação do poder espiritual da Igreja. Em 1870, é proclamado pelo Vaticano o dogma da infalibilidade papal. Essa medida subordina os bispos de forma rígida ao Papa. Essa política romana reverbera no Brasil de forma que os padres passam a valorizar a disciplina religiosa de forma autônoma face ao Estado. A querela surge quando um religioso tenta não seguir as orientações do Vaticano. Em 1872 o Padre Almeida Martins participa de uma festa maçônica no Rio de Janeiro. O bispo daquela cidade exorta-o no sentido de que deixe a maçonaria - o que é recusado, sendo suspenso de ordens. Maçons ameaçam com uma campanha contra o episcopado. Em Pernambuco, dá-se outro incidente. O bispo de Olinda, D. Frei Vital Maria Gonçalves de Oliveira, suspende, em 1973, dois sacerdotes que não queriam deixar a maçonaria. Caso semelhante ocorre também no Pará. As Irmandades, observando a legislação vigente, apelam para a Coroa contra as decisões dos bispos. Os bispos de Olinda e do Pará negam-se a acatar as decisões do Conselho de Estado e a maçonaria move uma intensa campanha contra eles, que terminam sendo presos, julgados e condenados. D. Pedro II comuta a sentença severa para a de prisão simples.
Inovações industriais devem ser informadas ao governo Brasileiro. O Regulamento Consular de 1872 determina que os representantes consulares brasileiros informem regularmente sobre “as máquinas de nova invenção e melhoramentos do processo industrial, advindos nos outros países, que convenham e se apliquem no Império”.
Cabo submarino entre Brasil e Europa. O cabo, por onde trafegam os sinais elétricos em código Morse, tem sua instalação iniciada por Mauá, em 1872, e a sua inauguração ocorre em 1874. Liga o Brasil a Portugal.
Primeira indústria têxtil moderna do país. Instalada pelo Barão de Piracicaba, em São Paulo, com trinta teares adquiridos na Inglaterra e sessenta funcionários. Alguns anos depois, seguindo o exemplo do pai, o filho do Barão de Piracicaba instala na região algodoeira de Itú, no interior da Província de São Paulo, uma indústria bem maior com 350 teares.
Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre o Brasil e o Paraguai (janeiro de 1872). Assinado em Assunção, também garante ao Brasil a posse do território entre os rios Apa e Branco.
Condições favoráveis para o café no mercado dos Estados Unidos. Os Estados Unidos eliminam o pagamento de taxas para importações de café de qualquer procedência, fato importante para o país, pois no ano seguinte tem início um processo de depressão econômica mundial, que se agrava a partir de 1876 e provoca a queda do preço dos produtos brasileiros no mercado mundial.
Balança comercial. Exportações de 190.700 contos de réis e importações de 150.300 contos de réis. Saldo positivo de 40.400 contos de réis.
1873
Fundação do Clube Republicano Federal (26 de janeiro).
Abolição da escravidão em Porto Rico (22 de março).
Convenção Republicana na Província de São Paulo (18 de abril). Conhecida, também, como Convenção de Itú. Os ideais republicanos proliferam. Realiza-se a primeira Convenção do Partido Republicano Paulista, em Itú. A Comissão Permanente, que consistia no verdadeiro órgão de direção do partido, foi criada em 1º de junho.
Convenção de São Petersburgo. Firmada entre a Alemanha e a Rússia. Estabelece o auxílio mútuo em caso de agressão, de uma das duas, por uma terceira potência.
Convenção de Schoenbrunn. A Áustria e a Rússia prometem se consultar, uma a outra, em caso de ameaça à paz na Europa.
Exportações de algodão. No período compreendido entre 1871 e 1873, o algodão representa 16,6% das exportações do país. Entretanto este percentual diminuirá significativamente nos anos seguintes.
Política das alianças. O Chanceler alemão Bismarck articula uma aliança entre a Alemanha, a Áustria-Hungria e a Rússia, que fica conhecida por “liga dos Três Imperadores”. O principal objetivo de Bismarck é isolar a França, adversária da Alemanha. Esta iniciativa dará origem posteriormente às alianças entre outros países, na busca pelo equilíbrio do poder.
Balança comercial. Exportações de 214.900 contos de réis e importações de 158.500 contos de réis. Saldo positivo de 56.400 contos de réis.
1874
Rebelião dos Mucker (2 de agosto). Movimento messiânico da segunda metade do século XIX, que ocorre na colônia do Ferrabrás em São Leopoldo, Província de São Pedro do Rio Grande do Sul. Jacobina Ments Maures lidera pequeno grupo de imigrantes alemães que é dizimado em 2 de agosto de 1874 por uma violenta repressão militar. O desfecho do movimento se dá em um combate terrível e desigual com os Mucker incendiados dentro de seu templo cantando hinos religiosos.
Vinda dos primeiros imigrantes italianos para São Paulo.
Inauguração da iluminação a gás no Rio de Janeiro.
Inauguração da comunicação por cabo submarino entre o Brasil e a Europa.
Início do serviço de telégrafo ligando as províncias do norte e a capital do Império.
Tarifa Rio Branco. Divide as mercadorias em 36 categorias, promove correções em alguns valores oficiais e consolida diversas taxas aplicadas aos importados em um patamar de 40%. Para estimular a agricultura, concede isenção para máquinas e insumos necessários às atividades agrícolas.
Estrada de ferro Leopoldina. Instalada a partir da região cafeeira de Minas Gerais e somada à Estrada de Ferro D. Pedro II, passa a servir uma fértil região de produção agrícola.
Revolta dos Quebra-Quilos. Em diversas localidades do Império, a tentativa de aplicação da Lei que determina a implantação do sistema métrico decimal francês deslancha uma série de manifestações contra essa medida. Na Paraíba, tem lugar uma revolta violenta de cunho popular, conhecida como Quebra-Quilos. A insatisfação popular concentra-se principalmente contra o chamado “imposto do chão” (taxa cobrada dos feirantes pelo espaço ocupado nas feiras livres).
União Geral dos Correios. Estabelecido em Berna o tratado que fundou a então designada União Geral dos Correios. Assinado originalmente por 20 países europeus, os Estados Unidos e o Egito. O Brasil adere em 1878.
Balança comercial. Exportações de 189.700 contos de réis e importações de 152.800 contos de réis. Saldo positivo de 36.900 contos de réis.
1875
Fundação do jornal “A Província de São Paulo” (4 de janeiro). Com a República é rebatizado para O Estado de São Paulo.
Crise monetária brasileira (12 de maio). O Banco de Mauá pede concordata.
Padronização do sistema de pesos e medidas (20 de maio). Realiza-se em Paris, na França, a Convenção Internacional de Metro e estabelece-se um Escritório Internacional de Pesos e Medidas.
Convenção Telegráfica Internacional (julho). Celebrada em São Petersburgo entre quinze países europeus e a Pérsia. O Brasil adere à Convenção em 1877.
Gazeta de Notícias (2 de agosto). Introduz a reportagem jornalística com foto e charge.
Modernização dos engenhos de açúcar. O açúcar brasileiro está cada vez menos competitivo no mercado externo. O governo tenta estimular a adoção de processos mais eficientes de industrialização da cana e aprova a Lei no 2.687, por intermédio da qual garante juros vantajosos, por volta de 7% ao ano, para estimular a instalação de engenhos centrais baseados no uso de “aparelhos e processo modernos”.
Quarta Exposição Nacional. Promovida pela Secretaria de Agricultura no Rio de Janeiro, é visitada por cerca de 67 mil pessoas durante os 45 dias de duração.
Nova rota marítima une a Amazônia à Europa. Inaugurada uma linha de vapores ligando Manaus a Liverpool, na Inglaterra.
Reino Unido adquire o controle do Canal de Suez. O Canal, construído originalmente por franceses e egípcios, tem seu controle assumido pelos britânicos, que compram as ações do Egito.
Mauá pede moratória. Devido à crise ocorrida neste período, as empresas de Mauá enfrentam dificuldades que o obrigam a pedir moratória. Suas razões foram expostas no documento denominado “Exposição aos Credores de Mauá e Cia,” por intermédio do qual podem ser conhecidos seus inúmeros empreendimentos.
Balança comercial. Exportações de 208.494 contos de réis e importações de 167.549 contos de réis. Saldo positivo de 40.945 contos de réis.
1876
José Maria da Silva Paranhos Júnior nomeado cônsul (27 de maio). O futuro Barão do Rio Branco, personagem que se tornará proeminente na diplomacia, é nomeado cônsul brasileiro em Liverpool, na Inglaterra.
Batalha de Little Bighorn (25 de maio). Sob o comando do chefe indígena Touro Sentado, os Sioux e Cheyenes derrotam o general Custer.
Segunda viagem internacional de D. Pedro II. Visita Estados Unidos, Rússia, Criméia, Constantinopla, Atenas, Líbano, Síria e Palestina. Nos Estados Unidos inaugura, juntamente com o presidente Grant a Centennial International Exhibition de Filadélfia, comemorativa do centenário da independência americana e que contou com cerca de 60 mil expositores e dez milhões de visitantes.
O imperador e o telefone. Durante a exposição de Filadélfia, D. Pedro II encanta-se com uma máquina que fala, é o telefone, recém inventado por Alexander Graham Bell.
Balança comercial. Exportações de 183.602 contos de réis e importações de 172.149 contos de réis. Saldo positivo de 11.453 contos de réis.
1877
Engenhos centrais. É inaugurado o primeiro engenho central em Macaé, no Rio de Janeiro, e no ano seguinte entram outros em funcionamento no Paraná, em São Paulo e na Bahia. Mas, em geral, além da falta de capital para investimentos, os senhores de engenhos são resistentes às inovações e a mudanças no sistema de produção baseado no braço escravo, de modo que, muito lentamente, a máquina a vapor e os novos métodos de produção passam a integrar o ciclo de produção do açúcar no Brasil.
As exportações de algodão começam a declinar. A partir de meados da década, o estado do Ceará passa a sofrer mais com a seca, o que prejudica muito a lavoura de algodão no estado. Além disso, os Estados Unidos voltam a concorrer com o Brasil no mercado externo de algodão e, por terem condições mais competitivas, deslocam o produto brasileiro.
Secas intensas no Nordeste. Entre 1877 e 1880, a seca no nordeste intensifica-se e praticamente devasta o Ceará. Provoca milhares de mortes e o deslocamento de um grande contingente da população, que em busca da sobrevivência migra para a Amazônia, onde encontram alguma oportunidade na extração da borracha e meios de sobrevivência na pródiga natureza local.
Início do “ciclo da borracha” na Amazônia. A atividade já começara um pouco antes. Neste ano, intensifica-se a exploração do seringal, principalmente com a utilização da mão-de-obra nordestina que foge da grande seca que assola suas províncias.
O Brasil instala seus primeiros telefones. Trata-se de uma iniciativa de D. Pedro II, que ao voltar de sua viagem, adota a nova tecnologia, antes mesmo que a maioria dos países da Europa.
Debates entre defensores do liberalismo comercial e defensores da indústria nacional. A Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional sistematiza o debate entre estas duas correntes de pensamento e publica relatório em seu boletim “O Auxiliador da Indústria Nacional”. No exterior, os Estados Unidos tendiam ao sistema de proteção industrial, enquanto os ingleses apregoavam o liberalismo alfandegário.
Balança comercial. Exportações de 195.563 contos de réis e importações de 156.886 contos de réis. Saldo positivo de 38.677 contos de réis.
1878
Novo Gabinete Liberal. Sobe ao poder o novo gabinete liberal presidido por João Lins Vieira Cansanção de Sinimbú, em substituição ao Gabinete anterior, que era conservador.
Os abolicionistas intensificam suas atividades. Atuam principalmente nas cidades, são realizadas quermesses, comícios, eventos beneficentes, conferências. São fundados jornais, clubes e associações abolicionistas para difundir suas idéias e promover a libertação dos escravos.
Balança comercial. Exportações de 186.349 contos de réis e importações de 163.517 contos de réis. Saldo positivo de 22.832 contos de réis.
1879
Início da Campanha Abolicionista (5 de março). O discurso do deputado baiano Jerônimo Sodré deslancha a campanha nacional contra a escravatura.
Ajustes na tarifa alfandegária para reduzir o contrabando (22 de novembro). É criada a Tarifa Assis Figueiredo, que promove ajustes nas tarifas anteriormente implementadas com propósitos protecionistas e reduz tarifas para as importações nas fronteiras do sul, para tentar diminuir o contrabando naquela região.
Missão do Brasil na China. Os esforços para viabilizar uma alternativa de mão-de-obra agrícola em substituição aos escravos continuam. Assim, o Brasil envia uma missão à China com objetivo de estimular a vinda de imigrantes ao Brasil. A missão é chefiada por Artur Silveira da Mota, Barão de Jaceguaí. No ano seguinte é celebrado um Tratado de Amizade Comércio e Navegação entre o Brasil e a China.
Guerra do Pacífico. A disputa em torno das reservas de salitre de Atacama dá origem à denominada Guerra do Pacífico, contrapondo o Chile, de um lado, e o Perú e a Bolívia, de outro. O Brasil permanece neutro neste conflito.
Fundada a Escola de Minas de Ouro Preto. Começa a formar engenheiros especializados, metalúrgicos e geólogos, mão-de-obra especializada da qual o Brasil é muito carente. O pessoal alí formado, juntamente com os militares, introduz novas técnicas para a fabricação do ferro.
Guerra comercial entre os países industrializados. Pode-se dizer que tem início com a denominada Tarifa de Bismarck, implantada pela Alemanha e logo imitada por diversos outros países europeus. Mesmo assim, a Grã-Bretanha, Bélgica e Países Baixos mantêm sua política liberal pelo restante do século XIX, em um cenário de crescente protecionismo comercial. Esta disputa afeta pouco o Brasil, pois suas exportações de manufaturados são irrelevantes.
Balança comercial. Exportações de 204.058 contos de réis e importações de 163.505 contos de réis. Saldo positivo de 40.553 contos de réis.
1880
Barricadas da Revolta do Vintém (4 de janeiro). Protesto popular iniciado no dia 28 de dezembro de 1879, no Rio de Janeiro, contra o aumento da passagem do bonde para vinte réis (um vintém). A população aos gritos de “Fora o vintém!” conta com a participação do republicano radical Lopes Trovão e promove um quebra-quebra na rua Uruguaiana.
O Abolicionista (30 de outubro). Tem início a circulação do Jornal da Sociedade Brasileira Contra a Escravidão.
Fundação da Associação Industrial.
Brasil, o maior produtor mundial de café. A produção nacional de café é de aproximadamente 8,5 milhões de sacas, praticamente a metade de toda a produção mundial.
Procura pela borracha cresce no mercado externo. Para atender à crescente demanda, a exploração de borracha na Amazônia torna-se cada vez mais intensa e este produto passa a ter um peso cada vez maior nas exportações brasileiras.
Indústrias no Brasil. O processo de industrialização continua crescente. Por volta desta época, o Brasil já dispõe de cerca de seiscentas indústrias, que se localizam principalmente nos centros urbanos e passam a construir uma alternativa crescente para as atividades agrícolas.
Exportações de café. São vendidas ao exterior, neste período, 36.341.000 de sacas de café a um preço médio de 3,10 libras esterlinas por saca.
Balança comercial. Exportações de 222.352 contos de réis e importações de 173.645 contos de réis. Saldo positivo de 48.707 contos de réis.
Balança Comercial da década. Exportações totais de 1.963.718 contos de réis com média anual de 196.372 contos de réis. Importações totais de 1.621.251 contos de réis com média anual de 162.125 contos de réis.
Principais produtos de exportações da década. Café (56,4%), açúcar (11,9%), algodão (9,5%), couros e peles (5,5%), borracha (5,5%), fumo (3,4%), cacau (1,2%) e mate (1,5%).

Um comentário:

  1. Lucky Club - Casino Site & Tickets
    Get tickets for a live casino game or tournament at the luckyclub.live Lucky Club Lucky Club! This venue is fully licensed and legal to operate with the license of the Thu, Dec 16Gabriel - JuegoFri, Dec 17Chilean FiestaFri, Dec 17Guangzhou Guadalajara

    ResponderExcluir